GrandZ Logo Transparente

Business Valuation Como fazer?

Business Valuation Como fazer?

Nem sempre é fácil saber qual o valor de mercado de uma empresa. É aí que entra a avaliação de negócios, um processo que visa estimar o valor de uma companhia. Mas Business Valuation Como fazer?

 

Existem diversas formas de se fazer uma avaliação de negócios, mas todas elas se baseiam em três pilares: análise do mercado, análise financeira e análise dos ativos da empresa.

 

A análise do mercado consiste na comparação da empresa avaliada com outras do mesmo setor, enquanto a análise financeira leva em consideração fatores como lucratividade e endividamento da companhia.

 

Por fim, a análise dos ativos da empresa visa identificar os bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro no curto prazo.

 

Neste artigo, vamos abordar os principais métodos utilizados para fazer uma avaliação de negócios: método das multiplicações, método do fluxo de caixa descontado e método patrimonial.

 

Além disso, daremos algumas dicas para quem está pensando em avaliar uma empresa.

 

Mas afinal o que é business valuation?

Sumário

O business valuation é o processo de determinar o valor de uma empresa. O valor da empresa pode ser determinado pelo seu fluxo de caixa futuro, patrimônio líquido, ativos totais ou outros critérios. A avaliação do negócio pode ser feita para fins fiscais, financeiros ou legais.

 

Por que fazer business valuation?

Avaliar o valor de uma empresa é importante para a saúde do negócio e para tomar decisões de investimento. Fazer uma avaliação de negócios correta pode ser complicado, especialmente se você não tiver experiência na área.

 

No entanto, existem algumas boas razões para fazer uma avaliação de negócios:

1. Avaliar o desempenho da empresa: Uma avaliação bem feita fornece uma base sólida para comparar o desempenho da sua empresa com o de outras empresas do mesmo setor. Isso pode ser útil para identificar oportunidades de crescimento e áreas onde a empresa pode melhorar.

 

2. Tomar decisões de investimento: Se você está pensando em investir na sua empresa, fazer uma boa avaliação é crucial para saber se o investimento vale a pena. Além disso, se você estiver pensando em vender a sua empresa, um bom business valuation pode ajudar a estabelecer um preço justo.

 

3. Negociar acordos financeiros: Se você precisar obter financiamento para a sua empresa, ter um business valuation bem feito pode ser útil na hora de negociar com os potenciais investidores. Um bom business valuation também pode ser útil se você precisar renegociar acordos financeiros existentes, como um empréstimo bancário.

 

4. Planejamento estratégico: Fazer uma boa avaliação dos seus negócios pode fornecer insights valiosos que podem influenciar as decisões estratégicas da sua empresa. Por exemplo, se você estiver considerando diversificar os produtos ou serviços da sua empresa, um business valuation poderá fornecer informações importantes sobre os riscos e os potenciais retornos desse investimento.

 

Quais são os métodos de business valuation?

Os métodos de business valuation são ferramentas utilizadas para avaliar o valor de uma empresa. São muito importantes para investidores, pois ajudam a determinar o quanto estão dispostos a pagar pelo negócio.

 

Alguns dos mais utilizados são:

1. Método do Fluxo de Caixa Descontado (DCF): este método avalia o valor futuro dos fluxos de caixa gerados pelo negócio, descontando-os à taxa de juros apresentada pelo mercado. É um dos métodos mais precisos, mas também um dos mais complexos e demorados de serem realizados;

 

2. Método da Multiplicação: este é um dos métodos mais simples e rápidos de se realizar. Basicamente, consiste em multiplicar um determinado número (geralmente o lucro líquido) pelas ações da empresa;

 

3. Método do Valor Intrínseco: este método leva em consideração os fundamentos econômicos do negócio para chegar a um valor. É bastante utilizado por analistas fundamentais;

 

4. Método Comparativo: como o próprio nome sugere, neste método o valor da empresa é determinado através da comparação com outras empresas do mesmo setor;

 

5. Método das Probabilidades: neste caso, o valor da empresa é determinado através da análise das probabilidades de sucesso do negócio, levando-se em consideração fatores como histórico, tendências do mercado etc.

 

Como escolher o melhor método de business valuation para o meu negócio?

Existem muitos métodos diferentes de business valuation, e não há um método certo ou errado. Cada método pode ter seus próprios benefícios e desvantagens, e o melhor método para o seu negócio pode depender de vários fatores. Aqui estão algumas coisas que você deve considerar ao escolher um método de business valuation:

 

1. Qual é o objetivo do valor? Você está procurando um valor para fins contábeis ou para fins de investimento? Cada objetivo requer um tipo diferente de análise.

 

2. Quais são as características do seu negócio? Alguns fatores, como o tamanho, a idade e a complexidade do negócio, podem afetar qual método é o melhor para você.

 

3. Quais são os dados disponíveis? Alguns métodos podem requerer dados que você não tem acesso, o que pode limitar sua capacidade de fazer uma análise precisa.

 

4. Qual é seu nível de experiência? Alguns métodos podem ser complexos e exigir um conhecimento especializado para executar corretamente. Se você não tiver experiência suficiente, pode ser melhor escolher um método menos complexo.

 

Qual a importância do story telling na hora de fazer business valuation?

A importância do story telling na hora de fazer business valuation é muito grande. Isso porque, ao contar uma história, o empreendedor consegue despertar o interesse do investidor e, consequentemente, aumentar as chances de ter seu negócio avaliado positivamente.

 

Além disso, o story telling também é importante porque permite que o empreendedor apresente seu negócio de forma clara e objetiva. Dessa forma, fica mais fácil para o investidor compreender as principais características do negócio e tomar uma decisão de investimento baseada em informações reais.

 

Business Valuation Como fazer? Cogite contratar uma consultoria financeira especializada

A valorização de uma empresa é um processo complexo que envolve o cálculo do valor de mercado de seus ativos e passivos, bem como uma análise das perspectivas de crescimento futuro.

 

Uma consultoria financeira especializada pode ajudar sua empresa a realizar uma avaliação precisa e completa, fornecendo insights valiosos sobre o potencial de crescimento da sua empresa e sobre os riscos envolvidos.

 

Além disso, um consultor financeiro pode ajudar a sua empresa a estabelecer objetivos realistas de valorização e a definir estratégias para alcançá-los.

 

A Consultoria financeira empresarial é a melhor opção para você que quer saber o valor de mercado de sua empresa e torná-la lucrativa. Entre em contato conosco e saiba mais sobre esse serviço!

Categorias

Relacionado Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja mais um case de sucesso!

Sabia que somos a única empresa de consultoria financeira a oferecer um diagnóstico financeiro gratuito do seu negócio?

Matriz

Bairro Água Verde, Curitiba – PR

Flial 01

Bairro Copacabana, Rio de Janeiro, RJ

GrandZ Logo Transparente

Juntos, transformaremos a sua empresa em um negócio super lucrativo. 

Copyright © Daniel Zanette | Consultoria Financeira Empresarial. 2021.