Caro leitor,
Primeiramente, agradeço à todos que enviaram sugestões de temas para o blog. Prometo concentrar o desenvolvimento do conteúdo das próximas postagens nos tópicos pedidos. Inclusive, disponibilizo meu contato direto para novas sugestões, dúvidas e contatos sobre o serviço de assessoria financeira:
Agora, vamos a resposta da pergunta que abre este post: “Qual foi o valor médio gasto com marketing em 2018?”
Primeiramente, preciso descrever o que agrupei dentro do centro de custo ‘marketing‘:
- Todos os investimentos relacionados à divulgação da empresa;
- Patrocínios;
- Impressão de materiais para divulgação da empresa.
Para chegar nos valores abaixo, agrupei os números de dezenas de empresas por faixa de faturamento e considerei todos os gastos relacionados com as linhas descritas acima. A pesquisa levou em consideração os resultados financeiros do período de Janeiro à Dezembro de 2018.
_
- Empresas com o faturamento médio inferior à R$80.000/mês: Nesta faixa, os empresários destinaram em média 1,7% de todas as entradas para o marketing;
- Empresas com o faturamento médio superior à R$80.001/mês: Nesta faixa, os empresários destinaram em média 2,8% de todas as entradas para o marketing.
_
Nesta pesquisa, o que mais chama a atenção é que a média histórica sempre foi superior à 3%. E em um período de contração no ciclo econômico, quando a divulgação da empresa deveria ter um destaque maior, o índice foi reduzido para 2,8%. Seria essa redução um ‘tiro no pé’?
_
Essas médias e informações podem auxiliar no balizamento dos números auferidos na sua empresa.
Sou Daniel Zanette, trabalho como consultor financeiro na Grandz. Caso tenha alguma dúvida sobre este tema ou queira saber mais sobre o meu serviço de consultoria financeira empresarial, basta clicar entrar em contato