GrandZ Logo Transparente

8 Etapas de uma boa organização das finanças de sua empresa.

8 Etapas de uma boa organização das finanças

Caro leitores,

 

A gestão é um processo importante para toda e qualquer empresa, mas quando falamos em organização das finanças a importância aumenta ainda mais. Muitos empreendedores acreditam que, por serem donos do negócio, sabem o que está acontecendo com as finanças da empresa.

 

Mas isso nem sempre é verdade. Por isso, é fundamental estabelecer etapas para uma boa gestão organizada das finanças. Neste artigo iremos falar de apenas das 8 principais.

 

Veja as 8 etapas de uma boa organização das finanças

 

A primeira etapa é acompanhar as finanças mensalmente. Quando falamos em acompanhar, não estamos falando apenas de monitorar os gastos e os lucros. É necessário analisar os principais indicadores econômicos que afetam a empresa.

 

Essa análise deve ser feita de forma regular, para que seja possível identificar qualquer mudança de curso e tomar providências devidas.

 

A segunda etapa é estabelecer metas. Um dos melhores métodos para se alcançar sucesso em qualquer empreendimento é definir metas SMART. Essas metas são específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e tempestivas, ou seja, elas têm um prazo definido para serem cumpridas. Para criar uma meta SMART, basta utilizar o modelo S.M.A.R.T:

S – specific (específica);
M – measurable (mensurável);
A – attainable (atingível);
R – relevant (relevante);
T – time based (temporal).

 

Para que sua meta seja SMART, é preciso que ela seja específica, ou seja, que você defina claramente o que quer alcançar. A meta deve ser mensurável, para que você possa avaliar se está no caminho certo para alcançá-la. Ela deve ser alcançável, para que você saiba que é possível cumpri-la.

 

A meta deve ser relevante, ou seja, você deve defini-la de forma a que ela responda às suas necessidades. Por fim, a meta deve ser temporal, ou seja, você deve estabelecer um prazo para cumpri-la.

 

A terceira etapa é elaborar um planejamento financeiro. O planejamento financeiro deve ser feito anualmente e deve levar em conta as metas estabelecidas na etapa anterior. Nele, devem estar descritos os investimentos da empresa, os gastos fixos e variáveis, os lucros esperados e até mesmo as possíveis perdas.

 

A quarta etapa é analisar as opções de financiamento. A maioria das empresas precisa de financiamento para se expandir. Por isso, é importante analisar as diferentes opções de financiamento disponíveis e escolher a mais adequada à empresa.

 

A quinta etapa é monitorar o crédito da empresa. Uma empresa que tem crédito bom tem mais chances de obter financiamento. Por isso, é importante monitorar o crédito da empresa continuamente e tomar providências quando houver qualquer problema.

 

A sexta etapa é analisar os riscos financeiros. É importante analisar os riscos financeiros a que a empresa pode estar exposta, como risco de crédito, risco de mercado e risco de câmbio. Isso ajudará a tomar decisões mais informadas sobre os investimentos.

 

A sétima etapa é monitorar os resultados. Após estabelecer as metas e o planejamento financeiro, é importante monitorar os resultados para saber se estão de acordo com o previsto. Se não estiverem, é necessário tomar providências.

 

A oitava etapa é reavaliar as metas e o planejamento financeiro. As metas e o planejamento financeiro devem ser reavaliados ao menos uma vez por ano, para que estejam sempre de acordo com a realidade da empresa.

 

Estabelecer etapas para uma gestão organizada das finanças é essencial para qualquer empresa. Essas etapas ajudarão a tomar decisões mais informadas sobre os investimentos e os gastos da empresa. Além disso, ajudarão a identificar qualquer mudança de curso e a tomar providências. Por isso, é importante inscrever-se na newsletter para receber sempre as últimas informações sobre gestão financeira.

 

Sou Daniel Zanette, consultor financeiro na Grandz. Caso tenha alguma dúvida sobre este tema ou queira saber mais sobre o meu serviço de consultoria financeira empresarial, entre em contato.

 

 

Categorias

Relacionado Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja mais um case de sucesso!

Sabia que somos a única empresa de consultoria financeira a oferecer um diagnóstico financeiro gratuito do seu negócio?

Matriz

Bairro Água Verde, Curitiba – PR

Flial 01

Bairro Copacabana, Rio de Janeiro, RJ

GrandZ Logo Transparente

Juntos, transformaremos a sua empresa em um negócio super lucrativo. 

Copyright © Daniel Zanette | Consultoria Financeira Empresarial. 2021.