GrandZ Logo Transparente

Ciclo operacional da empresa: o que é e como funciona?

Ciclo operacional da empresa

O ciclo operacional da empresa é o tempo que ela leva para converter seus ativos em caixa. É importante que as empresas compreendam o seu ciclo operacional, pois isso pode afetar a sua capacidade de gerar lucros e, consequentemente, o seu valor de mercado. O ciclo operacional da sua empresa pode ser dividido em três etapas:

 

Produção: É o tempo que a empresa leva para transformar matérias-primas em produtos acabados. Nesta etapa do ciclo operacional é a aquisição de ativos, ou seja, a empresa precisa investir em bens e serviços para que possa gerar receitas.

 

Vendas: É o tempo que a empresa leva para vender seus produtos acabados. Nesta etapa é a conversão dos ativos adquiridos em receitas, ou seja, a utilização dos bens e serviços para gerar vendas.

 

Cobrança: É o tempo que a empresa leva para receber pagamentos de seus clientes. Nesta etapa etapa do ciclo operacional é o recebimento das receitas pelas vendas realizadas, ou seja, a entrada de caixa decorrente das vendas.

 

Pagamento: É o tempo que a empresa leva para pagar suas contas e fornecedores.

 

Ciclo operacional de 45 dias

Sumário

Exemplo: na empresa XYZ, o ciclo operacional é de 45 dias. A matéria-prima é comprada com prazo de pagamento de 15 dias, depois de um tempo de fabricação e estocagem de 10 dias o produto acabado é vendido com prazo para pagamento de 20 dias.

 

Esse ciclo garante que a empresa tenha sempre produtos disponíveis para venda, pois a fabricação e estocagem dos produtos são feitas dentro do próprio prazo de pagamento da matéria-prima.

 

Além disso, esse ciclo permite à empresa ter uma boa margem de lucro, já que os produtos são vendidos com prazo para pagamento superior ao prazo de fabricação e estocagem.

 

Por último, esse ciclo contribui para a redução do custo financeiro da empresa, uma vez que o pagamento da matéria-prima é feito dentro do prazo estabelecido.

 

O que é o ciclo operacional da empresa?

O ciclo operacional é o tempo que uma empresa leva para converter seus ativos em caixa. É importante compreender o ciclo operacional de uma empresa, pois isso pode afetar sua capacidade de gerar lucros e, consequentemente, seu valor de mercado.

 

Porque é importante entender o ciclo operacional da sua empresa?

Aprender sobre o ciclo operacional da sua empresa é importante porque isso pode ajudar você a tomar decisões mais informadas sobre as finanças da sua empresa. O ciclo operacional é o tempo que leva para a sua empresa realizar uma venda e, consequentemente, receber o pagamento pelo produto ou serviço vendido.

 

Entender como funciona o ciclo operacional da sua empresa pode ajudá-lo a identificar problemas financeiros antes que eles aconteçam e também pode permitir que você planeje melhor as finanças da sua empresa.

 

Esperamos que esse artigo sobre ciclo operacional da empresa tenha sido útil. Caso ainda reste dúvidas, entre em contato conosco e receba 20 dias para testar nossa consultoria financeira empresarial. Temos certeza de que você verá resultados positivos e poderá colocar seu negócio nos trilhos certos!

 

Entenda mais com um consultor financeiro

Para entender melhor o que é o ciclo operacional de uma empresa, é importante conversar com um consultor financeiro. Esse profissional poderá lhe explicar como funciona esse ciclo e quais são os seus principais componentes.

 

É importante destacar que o ciclo operacional da empresa não é um processo contínuo e ininterrupto. Ele sofre interrupções toda vez que a empresa tem alguma dívida para pagar ou recebe algum pagamento adiantado de um cliente. Nesses casos, a dívida precisa ser quitada antes de o ciclo voltar a funcionar normalmente.

 

O consultor financeiro também poderá lhe explicar como reduzir o tempo do seu ciclo operacional e torná-lo mais eficiente. Essa é uma ótima maneira de melhorar a saúde financeira da sua empresa e evitar problemas no futuro.
 

 

Categorias

Relacionado Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja mais um case de sucesso!

Sabia que somos a única empresa de consultoria financeira a oferecer um diagnóstico financeiro gratuito do seu negócio?

Matriz

Bairro Água Verde, Curitiba – PR

Flial 01

Bairro Copacabana, Rio de Janeiro, RJ

GrandZ Logo Transparente

Juntos, transformaremos a sua empresa em um negócio super lucrativo. 

Copyright © Daniel Zanette | Consultoria Financeira Empresarial. 2021.