Caro leitor,
Desde que as aulas e serviços foram suspensos no dia 11/03/2020, muitas empresas tiveram que lidar pela primeira vez com uma outra forma de trabalho, o home office. Como consequência dessa mudança, vários relatos de mal comportamento e dúvidas sobre quais atitudes poderiam ser tomadas começaram a surgir.
Participar da vídeo chamada usando trajes inapropriados, baixar/assistir filmes e conteúdos adultos no computador da empresa e até funcionários que entram na vídeoconferência mas que não participam da reunião por estarem fazendo atividades pessoais são alguns dos comportamentos relatados por gestores.
Para esses e outros comportamentos inadequados, é possível aplicar as sanções trabalhistas normais – advertência, suspensão e até demissão. Mas é importante dizer que a empresa deve estabelecer regras claras e avisar que monitora o funcionário por meio de vídeo (webcam), horário de login, fluxo de rede ou sites consultados, etc.
_
Sou Daniel Zanette, consultor financeiro na Grandz. Caso tenha alguma dúvida sobre este tema ou queira saber mais sobre o meu serviço de consultoria financeira empresarial, entre em contato.