Promover a integração dos funcionários, motivar equipes e apresentar balanços anuais. São vários os benefícios que justificam a realização de confraternização na empresa. Mas para que essas festas não sejam fontes de dores de cabeça, confira aqui os 3 principais pontos que podem gerar problemas:
_
1. Obrigatoriedade na participação em confraternizações e eventos
Sumário
Caso a presença dos empregados seja de caráter obrigatório, elas terão de ser pagas como horas extras de acordo com o art. 4º da CLT.
2. Brincadeiras nas confraternizações
Outro cuidado que empresa deve ter é com as brincadeiras realizadas durante as confraternizações, haja vista que em ambientes com bebidas alcoólicas, ou no esquecimento de que ali ainda é ambiente de trabalho, não raro ocorrem brincadeiras vexatórias. Tais ocorrências podem gerar indenizações por danos morais.
3. Exclusão de funcionários da festa
Colocar regras que indiretamente excluam o trabalhador de uma confraternização, também pode gerar indenização por dano moral. Exemplo: um funcionário faltou e/ou apresentou desempenho ruim e por isso não foi convidado para um evento da empresa.
_
Sou Daniel Zanette, consultor financeiro. Caso tenha alguma dúvida sobre este tema ou queira saber mais sobre o meu serviço de consultoria financeira empresarial, entre em contato.