Caro leitor,
Muito se fala que a contabilidade é um assunto complicado, com lógicas próprias e cheia de regras. Isso é realmente verdade e por isso hoje discutiremos dois conceitos, Regime de caixa e competência, que usualmente são confundidos ou ignorados.
Para entendê-los precisaremos compreender qual a dinâmica das suas contas de receitas e despesas. Nesse caso imagine que você cuida de todas as compras de estoque da sua empresa.
No momento em que você negocia a compra pode ocorrer que ela seja feita no mês de janeiro, mas o pagamento seja acordado para o mês de fevereiro, ou seja, temos duas datas muito importantes a considerar, o fato gerador da conta (janeiro) e a data do seu pagamento (fevereiro).
Levando em consideração a situação descrita, existem dois lançamentos a serem feitos pela sua empresa, um lançamento dessa conta no mês de janeiro, mês em que a conta foi ‘criada’, e um lançamento no mês de fevereiro, mês em que a conta realmente vai ser paga.
Quando a conta é lançada em janeiro está seguindo o regime de competência, quando é lançada em fevereiro está seguindo o regime de caixa.
Dessa forma podemos compreender que o regime de competência é o lançamento do fato gerador da sua conta (data em que ela foi gerada), seja ela uma receita ou despesa, já o regime de caixa é o lançamento de quando a sua conta vai realmente ser paga ou recebida, o momento em que o dinheiro saiu ou entra no seu caixa.
_
Sou Daniel Zanette, consultor financeiro. Caso tenha alguma dúvida sobre este tema ou queira saber mais sobre o meu serviço de consultoria financeira empresarial, entre em contato.